Tratamentos

Cirurgia Refrativa Personalizada a LASER

É com grande satisfação que o Oftalmolages Hospital Dia oferece os serviços de um avançado centro voltado para cirurgias oculares a LASER.

Cirurgia refrativa é uma subespecialidade da Oftalmologia que aborda opções cirúrgicas ou qualquer tipo de cirurgia ocular feita com o objetivo de melhorar o estado refracional do olho. São tipicamente realizadas para reduzir ou eliminar a necessidade de correção visual por uso de óculos e/ou lentes de contato.

Refere-se às cirurgias que visam corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, assim como tratar doenças da córnea, como o ceratocone.
Os métodos mais modernos realizam cirurgia por LASER, principalmente com Excimer LASER, que corresponde uma das mais importantes contribuições da oftalmologia nos últimos tempos.
Contamos com o Excimer LASER da NIDEK que é um dos aparelhos mais confiáveis, sendo um dos mais usados em todo o mundo com fabricação no Japão. O equipamento dispõe da plataforma para Cirurgia Refrativa Customizada / Personalizada na qual é possível integrar dados de Topografia e Aberrometria Ocular (OPD) realizando um perfil de ablação específico para cada paciente, corrigindo imperfeições e irregularidades visuais. Apresenta sistema ETS (EyeTracking System) que “busca” o olho do paciente para evitar descentração da aplicação do LASER, além do sistema TED (Torsion Error Detection) para compensar a ciclotorção e melhorar a eficiência da correção do Astigmatismo. Além disso, conta com moderno software FinalFit e NAVEX combinado ao Super Flex Slit Scanning com a ablação Multipoint permite um perfil de aplicação de LASER inigualável e com menor perda de tecido corneano.

A Cirurgia Refrativa

O LASER é aplicado diretamente na superfície da córnea após remoção da camada mais superficial de células. Após o procedimento o cirurgião poderá colocar uma lente de contato para proteger a área tratada com o objetivo de reduzir o desconforto durante a cicatrização. A lente será removida na primeira semana após a cirurgia. Além da correção de grau, a cirurgia personalizada avalia e corrige as aberrações (imperfeições) do olho que não podem ser corrigidas com óculos ou lente de contato, principalmente em situações de pouca luz. O tratamento personalizado melhora a satisfação do paciente com sua visão, reduzindo halos, pontos luminosos e as chamadas imagens fantasmas apos a cirurgia.

Dúvidas Frequentes

-Como é a anestesia?
A Anestesia é tópica, feita com algumas gotas de colírio minutos antes da cirurgia.

-Vou sentir dor durante ou após a cirurgia?
O paciente não sente dor durante o procedimento, apenas um desconforto. Após a cirurgia é comum a sensação provisória de areia nos olhos, lacrimejamento e sensibilidade à luz.

-Posso utilizar lentes de contato antes da consulta, exames ou cirurgia?
Devido às alterações que as lentes de contato podem provocar na córnea, é aconselhável parar de usá-las com antecedência: Lentes Gelatinosas - Uma semana; Lentes Rígidas Gás-Permeáveis - Duas semanas.

-O procedimento é seguro?
É importante ressaltar que todo procedimento cirúrgico tem seu risco. No caso da cirurgia a LASER, o risco é extremamente baixo. Os recursos tecnológicos dos equipamentos a LASER são os mais seguros e precisos da atualidade.

-Quantos graus a cirurgia refrativa pode corrigir?
A cirurgia a LASER é indicada para Miopias de até 12 graus. Astigmatismos de até 5 graus. Nos casos de hipermetropia é possível operar até 5 graus.

-Como é a recuperação?
Após a cirurgia, o paciente tem sensibilidade à luz, o que o impede de realizar certas tarefas normalmente. Uma semana após a cirurgia, é possível voltar às atividades habituais (trabalho, escola e outros), desde que o ambiente não ofereça nenhum risco, como poeira ou ambiente insalubre. A visão vai melhorando ao longo dos dias, ficando cristalina após 20 a 30 dias da cirurgia.

-Posso praticar esporte após a cirurgia?
É possível praticar esportes dentro de uma semana, quando não existe contato físico. Em modalidades como o futebol, vôlei e basquete, dentro de um mês. No caso de natação é recomendável não praticar pelo período mínimo de um mês.

-O grau pode voltar?
Na maioria dos pacientes o grau se mantém estável durante toda a vida. Em alguns casos existe a regressão de poucas dioptrias (1 grau em 10 anos), nesses casos aconselhamos um retratamento a LASER (retoque).

-A cirurgia e realizada por planos de saúde?
Sim. Aceitamos praticamente todos planos de saúde de Lages (UNIMED, Pladisa, Clinipam, Paraná Clínicas e outros). A cirurgia refrativa listada no Anexo I da RN nº 428, de 2017, é coberta por planos de segmentação assistencial hospitalar ou ambulatorial, com ou sem obstetrícia, para pacientes que atendam aos requisitos estipulados pela Diretriz de Utilização (DUT), especificada na mesma norma. São eles:
• Miopia moderada e grave, de -5,0 a –10,0 DE graus, com ou sem astigmatismo associado com grau de até -4,0 DC, com refração medida através de cilindro negativo;
• Hipermetropia até grau 6,0 DE, com ou sem astigmatismo associado com grau até 4,0 DC, com refração medida através de cilindro negativo.
Essas condições foram definidas levando em consideração os resultados clínicos observados nos quais o procedimento trouxe melhora considerável na qualidade de vida dos pacientes.
A cobertura vale para ambos os olhos nos casos em que um deles está dentro dos parâmetros e o outro é de grau inferior. Porém, se um dos olhos estiver dentro dos parâmetros e o outro estiver acima, a cobertura é obrigatória apenas para o olho cujo grau está dentro dos limites definidos. Neste caso, o cirurgião, junto com o paciente, deve decidir sobre os ganhos da cirurgia e justificar clinicamente o procedimento à operadora, que pode ou não liberá-lo. A justificativa é que, em graus elevados, a cirurgia não garante uma visão perfeita sem o uso de lentes corretivas.

Em casos de outras dúvidas será uma satisfação respondê-las, por favor, entre em contato conosco.


Oftalmolages

Convênios